Bate Papo com Taryn Szpilman

Escrito por Super User Ligado . Publicado em Uncategorised

BATE PAPO COM TARYN SZPILMAN A VOZ DE ELSA DE FROZEN

 

 

LOCAL: PALCO

DIA: 01/06/2014

HORÁRIO: 16:30 AS 17:30

RELEASE VIDEO

 
FROZEN
 
Taryn nasceu em um berço musical, e há mais de uma década vem se aprofundando e dedicando à tradição do Jazz & Blues e suas vertentes como
Soul e Rock Clássico. 

De origem Russa/ Alemã/ Polonesa e herdeira da família que tem como nome ilustre o pianista  Wladyslaw Szpilman (personagem do filme de Roman Polanski- "O Pianista" -2002), a cantora Taryn Szpilman representa a quinta geração musical da família. É filha do fundador da tradicional big band Rio Jazz Orchestra - Marcos Szpilman, que foi seu  líder e maestro da orquestra por mais de 30 anos . A RJO é considerada uma das melhores big bands em atividade atuantes no mundo pela revista Jazziz.
 
Atualmente Taryn está na direção artística da RJO, ao lado do marido, o renomado baterista e produtor musical Claudio Infante.
 Como vocalista da Rio Jazz Orchestra gravou 2 discos, um DVD, estrelou o aclamado espetáculo "Tributo à Billie Holiday" em 2003, e  posteriormente um outro musical de sua autoria, "Divas do Jazz".
 
Em 2003 lançou o cd homônimo “Taryn”- marcando o lançamento de sua carreira solo, com composições inéditas de grandes nomes nacionais influenciados pelo Blues, como Zeca Baleiro e Frejat, que também participa do cd cantando  e tocando com Taryn na faixa “Longo Adeus ”, de sua autoria.
 
Em 2008 Taryn lança Bluezz, sua primeira coletânea de sucessos dos grandes nomes do gênero Blues-Jazz com arranjos inovadores…
 
No Rock In Rio 2011 lança Negro Blue , o volume II de Bluezz.
No repertório  de ambos os cds -produzidos por Claudio Infante, que já havia tocado com BB King, canções de compositores e
intérpretes que a influenciaram musicalmente desde o princípio, como :
Aretha Franklin, Janis Joplin, Billie Holiday, Jimi Hendrix, Gershwin, Nina Simone, Stevie Wonder,Led Zeppelin, Etta James, Muddy Waters  e Ray Charles.
..Uma obra dedicada à trajetória do Blues e suas vertentes como Jazz , a Soul music  e o Classic Rock , em sua evolução desde os anos 30 até os revolucionários anos 60…
 
  Com uma vasta experiência como intérprete, Taryn tem frequentado todos os grandes 

festivais de Jazz& Blues pelo Brasil afora, e também no exterior como o Montreux Festival .

 Taryn também passou uma temporada em Los Angeles gravando um cd produzido pelo legendário Andy Summers, guitarrista da banda The Police.
Taryn atua constantemente em TV , publicidade e cinema em produções da Disney, Rede Globo, Globo Filmes , em suas novelas e musicais .
Entre seus recentes trabalhos destacam-se canções para "Piratas do Caribe 4" (Disney),  "O Astro" ( Rede Globo), "Som Brasil - Tim Maia" ( Globo),
Novela "Viver a Vida "(Globo), Minisérie "Maysa" (Globo), Programa "Sarau" ( Globo News), 4 apresentações no programa Jô Soares desde 2003
entre outros programas.
Em Janeiro de 2014, estrelou como  atriz e cantora protagonista o novo clássico cinematográfico -musical da Disney “ Frozen”. Taryn foi convidada para dublar a voz da mais nova princesa da Disney , Elsa .O filme ganhou o Oscar 2014 de animação, canção original e foi considerado recordista como a maior animação de todos os tempos.

Taryn foi recebida com carinho nos programas de tv no ano de 2014 : Fantástico na Rede Globo, Estúdio I -Globo News com Maria Beltrão,  e Encontro com  Fátima Bernardes na Rede Globo, para entrevistas e números musicais.


  Taryn vem recebendo ao longo desta trajetória elogios de renomados críticos musicais, músicos e

formadores de opinião, pelo seu canto cheio de alma.

Críticas :

Taryn é inegávelmente uma das maiores vozes do Brasil na atualidade 
“ A sua interpretação de Billie Holiday  é a melhor que eu  já vi”

 Jô Soares, Programa do Jô.

 

 
 “Quando a ouvi cantar fiquei chapado.Foi uma sensação parecida que tive com o primeiro disco de Cássia Eller,por causa do desnudamento e da contundência do canto.Taryn é verdadeira demais.Há muito tempo não ouvia ninguém assim”

 Zeca Baleiro, Jornal Estado de São Paulo.

 

 
“ É inegável a  qualidade da sua voz e a segurança de suas interpretações”

 Luis Orlando Carneiro, crítico musical do Jornal do Brasil

 

 
“Muitas das estrelas da MPB deveriam ouvir sua interpretação, uma voz bem colocada , de apreciável extensão, com timbre firme e agradável”

 José Domingos Raffaelli,crítico musical de O Globo

 

 
“... the band`s ace in the hole is Szpilman`s daughter Taryn, whose exposure to this tradition since childhood results in unaffected, highly Convincing approach to such ballad fare as “We `ll be together again”

Mark Holston, Jazziz magazine.

 

 
“ Taryn é uma cantora fabulosa. Com a maior emissão vocal que já vi no Brasil”

Roberto Menescal.

  

 
“Taryn é a nossa Joss Stone brasileira ”

Tárik de Souza  crítico musical do Jornal do Brasil

 
Algumas críticas e matérias sobre o cd e show : Por Glauco Araújo, site G1- globo.com 

  
“ Taryn se transforma em Diva do Palco Rock Street, ela mostrou a diversidade do Jazz& Blues , revisitou clássicos do Rock e ainda mostrou que é possível mesclar tudo isso com a musicalidade brasileira Galera pediu mais e entregou flores para a cantora ...” 
“Destaque e com certeza a revelação do festival de Rio das Ostras 2008. Voz potente, presença de palco e muita coragem ao escolher o repertório recheado de standards .
A vocalista é daquelas vozes que merecem destaque no cenário musical.
Bluezz é daqueles discos onde tudo chega perto da perfeição: Gravação, arranjos, repertório, interpretação e apresentação gráfica.
Taryn apresenta um trabalho onde os artistas homenageados realmente se sentiriam felizes em ouvir suas canções.
Nota : 9,25 ”

Fernando de Oliveira, crítico musical do Jornal O Dia

 

 
“Difícil era avistar o chão durante o show lotado de Taryn. Não era pra menos: O repertório, somado à simpatia e impressionante capacidade vocal da cantora, colocava as fichas em um jogo já sorteado...”

Heloísa Tolipan, colunista do Jornal do Brasil

 

 
“No show de lançamento do cd , Taryn pode reafirmar seu talento vocal num show mais que competente.  Sua apresentação extrapola o universo do Blues e, não fosse o nosso mercado tão marcado por interesses escusos, Taryn com certeza seria reconhecida entre as grandes cantoras brasileiras ”

Antônio do Amaral Rocha, crítico musical da revista Rolling Stone