Torneio Smash Bros

Regras Torneio Smash Bros - Nintendo Switch

Copyright: Nintendo Co.

 

Local: Sala T-4

Horários:

Sábado 

14 hs

Domingo

13 hs

Inspirado no documento “Genesis 6 Smash Ultimate Ruleset”, disponível em https://goo.gl/w3fWQN
Adaptação: Vitor Menezello


1.3 Cláusula de Acordo de Stage
Os jogadores podem selecionar qualquer stage DA LISTA PERMITIDA , desde que em comum
acordo. Os jogadores não poderão jogar em stages fora da lista ou mudar a duração de um set. Se
esta regra for violada, ambos os participantes estão sujeitos à eliminação no evento.
1.4 Duplo Blind Pick
Qualquer jogador pode requisitar que a seleção de personagem seja realizada em duplo Blind
Pick. Nesse caso, um juiz, T.O. (Organizador do Torneio) ou participante não envolvido no set
ficará responsável por tomar conhecimento dos personagens de cada jogador para o primeiro
game do set, em segredo. A seguir, os dois jogadores selecionam seus personagens, com o
participante externo confirmando essas escolhas.
Este procedimento será automático nas etapas online.
1.5 Stage Striking
Os jogadores jogam um BO1 (melhor de 1 game) de Pedra-Papel-Tesoura, e o vencedor pode
decidir se quer começar dando strike em um stage ou o seu oponente. O objetivo final é que reste
apenas um stage, onde ocorrerá o primeiro game do set. Os Stages tomam strike na ordem
P1-P2-P2-P1.
Nas etapas online, o próprio sistema do site smash.gg escolherá quem inicia esse processo.
1.6 Pause/Botão HOME
O Pause deve estar configurado como Off (desligado). Porém, caso ele não esteja, só é permitido
pausar quando um jogador estiver em SUA plataforma após perder o Stock, e apenas para
chamar o T.O. ou em caso de problema com o controle. Qualquer outro tipo de pausa resultará
na perda de 1 Stock ao jogador que pausar o jogo . Caso o Pause faça com que o oponente
perca 1 Stock, o jogador que pausou deve perder o game. Esta regra também vale para
controles que levem ao Menu HOME do Nintendo Switch.
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Adaptação: Vitor Menezello
1.7 Stalling
Estagnar ou intencionalmente fazer com que o jogo não possa continuar é banido, e a leitura
desses casos deve ser feita pela organização do torneio . Os casos não estão limitados apenas
aos listados a seguir, mas servem como exemplos: tornar-se invisível, continuar sequências
infinitas acima de 300% ou estar em uma posição onde seu oponente nunca poderá alcançá-lo.
Provocar uma ação do tipo resultará na perda do game ao jogador que iniciar essa ação.
1.8 Golpes de Autodestruição (Self-Destruct)
Se um game for encerrado com um golpe de autodestruição (“suicídio”), a tela de resultados irá
determinar o vencedor. Em caso de morte súbita (Sudden Death), as regras padrão de morte
súbita serão aplicadas (ver seção 1.9).
1.9 Morte Súbita (Sudden Death)
Se um game for para morte súbita, o vencedor é determinado pelo número de stocks e pela
porcentagem ao fim do tempo normal do game . Se os dois jogadores estiverem empatados em
stocks, o jogador com menor porcentagem será o vencedor. Caso haja empate de porcentagens,
ou o game termine com os dois jogadores perdendo seu último stock simultaneamente, uma
partida de desempate será jogada com 1 stock e tempo de 3 minutos. Os resultados de morte
súbita do jogo, com 300%, não têm valor. Se ocorrer nova morte súbita no game de desempate,
esse processo é repetido até haver um vencedor.
1.10 Share Stock
Em Doubles, é permitido que um jogador pegue um Stock de seu parceiro.
1.11 Cláusula “Grab and Go”
Em Doubles, os jogadores não podem trocar de controles com o seu parceiro.
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Adaptação: Vitor Menezello
1.12 Cláusula do Parceiro Ausente
Se o parceiro de um jogador não estiver presente para um game, o set não pode continuar até
que esse parceiro chegue. Não será permitido jogar 2VS1 ou com uma CPU.
1.13 Alterando tags
O jogador será eliminado imediatamente do torneio , sem direito a reembolso , caso ele utilize
tags alternativas e/ou esconda sua identidade com o objetivo de manipular a bracket ou o
seeding. A única exceção a esta regra é se o jogador avisar um T.O. antes do encerramento do
prazo para inscrições.
1.14 Seleção de Cor de Personagem/Time
Se houver uma disputa sobre cores de personagem ou time (ex.: os dois jogadores querem
utilizar o Fox verde), os jogadores jogarão uma partida de Pedra-Papel-Tesoura para determinar
quem usará a cor.
1.15 Cláusula de Cor de Time
Em partidas de Doubles, os jogadores devem utilizar cores de personagem que sejam similares
às cores do seu time. Ex.: 2 jogadores de R.O.B. no time vermelho usariam o R.O.B. vermelho e
o R.O.B. com braços vermelhos. No caso de um personagem que não tenha essa opção de cor
(ex.: não há Fox azul), recomenda-se que os times utilizem uma cor similar que esteja disponível
para esse personagem.
1.16 Cláusula de Solicitação de Cor de Time
Os jogadores podem requisitar que seu adversário mude cores para ajudar pessoas com
daltonismo ou se a cor dele for indistinguível da cor do outro time ou do fundo de um stage. Essa
solicitação deve ser feita antes do começo do game. Ex.: Solicitar ao jogador de Cloud para
pegar o time verde, a fim de distinguir quando o Limit está carregado; ou ter Sonic no time azul,
para evitar confusões.
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Adaptação: Vitor Menezello
1.17 Aquecimentos
Períodos de aquecimento e button checks não podem durar mais que 60 segundos , conforme o
relógio do jogo . Caso esta regra seja violada, isso pode resultar como uma derrota automática ,
conforme avaliação do T.O.
1.18 Counterpicking
Cada jogador tem 30 segundos entre os games para avisar o seu adversário do stage strike e de
seu Counterpick. Caso não seja realizado o processo dentro desse período de tempo, um juiz ou
T.O. deve ser acionado, e o jogador com o direito a Counterpick perderá um game.
1.19 Infrações por Coaching
Coaching é definido como uma tentativa de dar conselhos a um jogador durante um set de
torneio. Coaching é proibido durante um set , seja durante uma partida ou no intervalo entre as
partidas. A única exceção a esta regra é no caso de um reset de Grand Final ; nesse caso, os
jogadores têm direito a uma pausa de dois minutos, onde pode haver coaching. Caso ocorra
coaching neste período de tempo, serão aplicadas as penalidades a seguir:
- 1ª infração (leve) : Aviso verbal ao jogador e ao coach. Este aviso permanece
válido por todo o torneio.
- 2ª infração (média) : O jogador é declarado perdedor de um game e/ou o coach
é removido da estação de torneio.
- 3ª infração (severa) : O jogador e o coach transgressores estão eliminados do
torneio.
Guia de infrações:
Torcida - Frases sem apontar algo relacionado ao jogo, como “Vamos lá!”, “Você
consegue!” ou “Acabe com ele!”, não são consideradas infrações, uma vez que
não podem ser consideradas como conselhos que podem ser aplicados ao jogo.
Infrações - Frases específicas que apontem hábitos, opções específicas, ou timing,
como “Fique atento ao neutral getup dele!”, “O waft dele está quase pronto!” ou
“Ele continua rolando!”, são consideradas infrações, uma vez que podem ser
consideradas como conselhos que podem ser aplicados ao jogo.
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Adaptação: Vitor Menezello
1.20 Atrasos
Qualquer jogador que não esteja presente para o seu set após passados 15 minutos do horário de
início previsto está sujeito à tota l eliminação do torneio.
Nas etapas online, o prazo será de 10 minutos para a primeira luta (Winners Round 1 ou 2,
conforme o participante e sua posição na bracket) e 5 minutos para as rodadas posteriores.
1.21 Conluio (acordo ilegal)
Jogadores suspeitos de realizar um conluio podem ser eliminados imediatamente do torneio ,
em casos de perder games intencionalmente, dividir a premiação ou realizar qualquer outro tipo
de manipulação de bracket. O T.O. possui o direito de negar o pagamento de premiações a
qualquer jogador que seja suspeito de participar de um conluio.
1.22 Interpretação ou Configuração Errada
Games ou sets não devem ser realizados novamente devido a interpretações erradas de regras ou
configurações erradas no jogo, exceto configurações específicas do jogador (controles). As
configurações de jogo devem estar de acordo com a seção 2.1. É responsabilidade dos
jogadores perguntar ao T.O. a fim de esclarecer discordâncias em relação ao ruleset, e o
resultado de um game ou set não será mudado após o fato ocorrer , exceto em circunstâncias
extremas e conforme a posição da organização do torneio.
Caso um dos jogadores inicie a partida com configurações de controle configuradas
erroneamente, os jogadores não podem sair da partida para corrigir essas configurações
após 10 segundos de partida . Após esse período de tempo, os jogadores devem manter essas
configurações incorretas durante a partida, conforme determinado pela organização do torneio.
1.23 Cláusula de Força Maior
Qualquer game interrompido por condições externas e imparciais (ex.: queda de energia,
questões de segurança, cabo de vídeo desconectado, etc.) devem ser reiniciados , conforme
determinado pela organização do torneio.
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1.24 Palavra final
Caso algum imprevisto ocorra, a posição da organização do torneio é considerada a
definitiva . Regras podem ser alteradas entre etapas de um torneio, caso seja considerado o ideal
para o evento (ex.: Um glitch que “quebraria” o jogo é descoberto em um stage durante o torneio
e isso poderia ser explorado. Assim, o stage pode ter de ser removido do torneio até o seu fim).
2. Regras do Jogo
Configurações do Jogo
● Stocks e tempo estão definidos em 3 stocks e 8 minutos
● Final Smash Meter: Off (desligado)
● Spirits: Off (desligado)
● Damage Handicap: Off (desligado)
● Stage Selection: Anyone (qualquer um)
● Items: Off and None (desligados)
● First to: 1 Win (1 vitória)
● Stage Morph: Off (desligado)
● Stage Hazards: Off (desligado)
● Team Attack: On (ligado)
● Launch Rate: 1.0x
● Underdog Boost: Off (desligado)
● Pausing: Off (desligado)
● Score Display: Off (desligado)
● % Show Damage: Yes
● Custom Balance: Off
● Echo Fighters: Separate
● Radar: Big
● Teammate Highlight: On (ligado)
● Mii Fighters: todas combinações de moveset são permitidas
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Lista de Stages
- Starter Stages (stages iniciais):
● Battlefield*
● Final Destination*
● Town & City
● Pokémon Stadium 2
● Smashville
- Counterpick Stages (disponíveis a partir do game 2):
● Kalos Pokémon League
● Yoshi’s Island (Brawl)
● Yoshi’s Story
● Lylat Cruise
● Mementos
* As versões Battlefield e Omega podem ser usadas em vez
dos stages Battlefield e Final Destination, respectivamente.
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Regras Adicionais:
2.1 Stage Striking (seleção de stage pro game 1)
Veja a seção 1.5 para detalhes sobre quem inicia fazendo strike (retirar um stage da lista). Os
jogadores podem realizar strike dos stages iniciais (a ordem de strike é P1-P2-P2-P1) para
determinar o stage para o game 1. Se o stage restante for Battlefield ou Final Destination, uma
forma variável deles pode ser utilizada, d esde que em comum acordo ; caso contrário, será
jogada a fase padrão .
2.2 Exclusão de Stages de Counterpick (Bans)
Após cada game do set, antes de ser escolhido o stage seguinte (counterpick), o jogador que
ganhou o game anterior pode retirar dois stages de toda a lista de stages. Esses bans não
persistem ao longo do set. O perdedor do jogo anterior, então, seleciona um dos stages restantes.
Se Final Destination ou Battlefield for escolhida como um counterpick, uma variante pode ser
selecionada pelo perdedor do game anterior, respeitando a lista de variações listada acima.
2.3 Controles
Para facilitar aos participantes, a organização do torneio recomenda o uso do controle de
Nintendo Gamecube. Porém, o Pro Controller e os Joy-Cons do Nintendo Switch são
permitidos . Opções turbo/macro dos controles estão banidas . Variantes do controle de
Gamecube são permitidos , desde que não estejam com sua função macro/turbo ligada.
2.4 Interferência de Controle
Se seu controle for a causa de interrupção do torneio (durante um game ou ato similar), você
estará sujeito à eliminação do torneio.
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2.5 Cláusula de Glitch
Se qualquer ação em qualquer partida ocorrer e resultar em circunstâncias inesperadas (ex.:
personagens ficando invisíveis, teleportes súbitos, personagens ficam fixados a outros corpos,
etc.), a partida deve continuar , exceto se a mudança tornar a partida não jogável para um
ou mais jogadores . Neste caso, os jogadores devem informar o seu T.O. a fim de buscar uma
solução.
2.6 Cláusula de Mii Fighter
Mii Fighters devem utilizar suas roupas padrão e devem utilizar um Guest Mii (porém, os
participantes podem selecionar qualquer cor para o seu Mii, conforme as regras 1.14 e 1.15).
Qualquer jogador que planeja utilizar um Mii durante o set deve declarar que irão criar Mii
Fighters antes do set. Mii Fighters devem ser nomeados conforme sua combinação de golpes
especiais, listados no formato “XXXX”. Qualquer combinação de golpes pode ser utilizada, mas
quaisquer movesets que qualquer jogador queira utilizar durante um set devem ser criados antes
do set iniciar ( até um limite de três Mii Fighters , exceto se houver permissão do organizador
do torneio).
2.7 Cláusula de Configuração de Controles
Nenhum jogador pode criar mais de três configurações de controles por set, exceto quando
permitido pelo organizador do torneio.
2.8 Patches
O torneio utilizará o patch que estiver disponível durante as datas do torneio.

 

Premiação: Breve