Concurso Cosplay

 

REGRAS ANIME FESTIVAL 2016 - ATUALIZADO EM 06.03.2017

Premiados do Concurso Cosplay do Anime Festival BH 2017 Summer - clique aqui

RCONCURSO COSPLAY

REGRAS ANIME FESTIVAL 2017 - ATUALIZADO EM 17.05.2017

NOVO HORÁRIO DO CONCURSO: 15 HORAS

PREMIAÇÃO NO DOMINGO AS : 16:30 HORAS

Regras Oficiais para os Concursos de Cosplay da Empresa Animecon Promoções e Eventos Ltda..
1 – Participação .
1.1 – Poderá participar do Concurso de Cosplay qualquer pessoa, não importando o sexo, idade ou origem.
1.2 – A participação está vetada apenas aos assistentes, coordenadores e juízes dos eventos da Animecon Promoções e Eventos Ltda.
1.3 – O concurso terá uma apresentação por dia de evento, sendo os cosplayers avaliados por um grupo de 3(três) juízes. Ao final do último dia do evento serão avaliadas as notas de todos os cosplayers que concorreram, e os vencedores serão os que conseguirem as melhores notas entre todos os participantes.
1.4 – Uma pessoa pode participar com uma fantasia diferente para cada dia do Anime Festival.

1.5 - O Participante deverá levar seu áudio de apresentação gravado em PEN DRIVE somente(não serão aceitos CDs e ou DVDS).

2 – Inscrições.
2.1 – As inscrições serão limitadas por categoria seguindo a tabela abaixo:
Concurso Cosplay Tradicional - 40 inscrições por dia
Concurso Cosplay Grupo - 10 inscrições por dia
Concurso Cosplay Desfile - 60 inscrições por dia

Concurso Cosplay Infantil - 10 Inscrições por dia

Para que seja realizado os Concursos Cosplay Tradicional, Grupo e Infantil, a quantidade mínima de inscritos presentes no dia do evento deverá ser de 5 inscritos.


2.1.2 - Lembrando que uma mesma pessoa só poderá se apresentar com uma roupa diferente a cada dia, não poderá se apresentar com a mesma roupa nos dois dias.
2.1.3 - Uma mesma pessoa pode se apresentar em até 2 categorias, porém, somente uma por dia, por exemplo, se a pessoa se inscreveu para a Categoria Desfile no Sábado, elá só poderá concorrer com a mesma fantasia na Categoria Individual ou Grupo no Domingo ou vice versa. A pessoa só poderá ser premiada em uma das categorias que tiver a nota mais alta.

2.2 Online:

2.2.1 – Para se inscrever online para a edição PARTY dos dias 20 e 21 de Maio, o interessado deverá enviar um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o seguinte assunto:

 

ASSUNTO: INSCRIÇÃO CONCURSO COSPLAY

Nome Completo:

Fone:

Idade:

Dia da Apresentação:

Categoria: (Desfile, Individual, Grupo, Infantil)

Personagem:

Nome da Série, Anime, Filme do personagem:

 

Os inscritos ONLINE devem chegar ao palco para confirmar sua inscrição até as 14:00 horas, caso não chegue no horário terá sua inscrição cancelada.

Abaixo iremos listar os nomes dos inscritos, as categorias e dias que irão concorrer, mas por sigilo não serão divulgados seus personagens.

As inscrições online devem ser feitas para a edição em vigor (no caso MAIO/2017) para as edições de Agosto e Novembro, devem aguardar o inicio de inscrições

para as mesmas sempre iniciando 2 meses antes da edição.

INSCRITOS CONCURSO SÁBADO 20.05.2017

 

 

INSCRITOS CONCURSO DOMINGO 21.05.2017

1 - Marcela Avellar - Categoria Desfile

2 - Lethycia Ribeiro Machado - Desfile

3 - Alexandra Pimenta Gomes - Categoria Desfile

4 - Stella Marina - Desfile

5 - Paula Soares - Desfile

6 - Paula Soares - Individual

7 - Paula Soares - Grupo

8 - Leandro Rangel - Desfile

9 - Bruna Daniele Guerra Silva - Individual

10 - Julia Gonçalves Braz de Azevedo - Individual

11 - Giovanna Lídia Gomes de Araújo - Desfile

12 - Samir Martins de Oliveira - Desfile

13 - João Victor Nascimento Godoi - Categoria Individual

14 - Giovanna Vitoria Fagundes Machado - Infantil

15 - Yasmin Lorrayne Dornas - desfile

16 - Lucas Henrique Sobrinho de Carvalho - Desfile

17 - Oséias Nogueira Costa - Desfile

18 - Oséias Nogueira Costa - Individual

19 - Dante Suela Gramlich - Infantil

 

 

2.3 No dia do evento:
2.3.1 - Para se inscrever, os cosplayers interessados deverão comparecer ao “Balcão de Inscrições que estará localizado ao lado do Palco Principal”, munidos de RG ou outro documento de identidade original, e reencher uma ficha de inscrição - com letra legível - disponibilizada no local. A inscrição é individual. No caso de inscrição para a categoria Grupo, apenas um representante deverá fazer a inscrição (fornecendo o nome dos demais integrantes). Também deverão estar vestidos com seu cosplay

2.3.2 – Serão aceitas inscrições para o Concurso de Cosplay até 
MEIA HORA (30 MINUTOS) ANTES DO INÍCIO DAS APRESENTAÇÕES. Os inscritos devem estar na área do Palco com 15 minutos de antecedência ao concurso. Consulte a programação do palco para não perder a hora.

3 – As Categorias.
3.1 – O Concurso Cosplay será dividido nas seguintes Categorias:

3.1.1 – Desfile – 
Participam desta categoria cosplayers a partir de 12 (doze) anos completos, usando cosplays baseados em personagens de animes e mangás. Por extensão, poderão participar também cosplays de personagens de videogames, RPGs, Tokusatsu e Super Sentai (estes dois últimos conhecidos também pelo nome de Live-action) e tambem todos os personagens de quadrinhos americanos, europeus e filmes de ficção, aventura. Esta categoria não terá julgamento por interpretação, apenas por roupa.
Esta categoria tem Classificação Única (para ambos os sexos), com premiação até o 3º (terceiro) lugar.
Abaixo de 5 participantes será premiado apenas o 1° colocado com medalha. Acima de 5 participantes o 1 ao 3 lugar com medalhas

3.1.2 – Individual Tradicional - 
Participam desta categoria cosplayers a partir de 12 (doze) anos COMPLETOS, usando fantasias baseadas em personagens de animes e mangás  e tambem todos os personagens de quadrinhos americanos, europeus e filmes de ficção, aventura. Por extensão, poderão participar também fantasias de personagens de videogames, RPGs, Tokusatsu e Super Sentai (estes dois últimos conhecidos também pelo nome de Live-action)

Não são válidos fanzines, programas de computador e outros de produção que não sejam de larga escala como Animes que são exibidos em TVs e que não se encaixem no tema Quadrinhos, Series, Mangá, Games e Live Action  e as apresentações deverão seguir o tema do Anime ou mangá apresentado, sendo que apresentações que fogem de seu roteiro original serão desclassificadas.
Esta categoria tem Classificação Única (para ambos os sexos), com premiação até o 3º (terceiro) lugar. Premiação do 1 ao 3 lugar com medalhas. Abaixo de 5 inscritos será premiado somente o 1´lugar

3.1.3 – Grupo
Participam desta categoria cosplayers a partir de 12 (doze) anos COMPLETOS, usando fantasias baseadas em personagens de animes e mangás e tambem todos os personagens de quadrinhos americanos, europeus e filmes de ficção, aventura. Por extensão, poderão participar também fantasias de personagens de videogames, RPGs, Tokusatsu e Super Sentai (estes dois últimos conhecidos também pelo nome de Live-action), desde que sejam de séries de origem nestes países. 
O número mínimo de participantes por grupo é de 2 (duas) pessoas. O limite máximo de participantes por grupo é de 12 (doze) pessoas – incluindo “assistentes de palco”.
Não serão aceitos grupos híbridos. Todos os personagens do grupo DEVEM SER do mesmo Anime/Mangá/Tokusatsu/Videogame/RPG.
Não são válidos fanzines, programas de computador e outros de produção que não sejam de larga escala como Animes que são exibidos em TVs e que não se encaixem no tema Mangá, Games e Live Action  e as apresentações deverão seguir o tema do Anime ou mangá apresentado, sendo que apresentações que fogem de seu roteiro original serão desclassificadas.
Esta categoria tem Classificação Única (para ambos os sexos), com premiação até o 3º (terceiro) lugar. premiados o 1 ao 3 lugar com medalhas. Abaixo de 5 inscritos será premiado somente o 1´lugar

Poderá ser levado cenários para apresentação, contanto que eles sejam montados fora do palco e levados montados na hora da apresentação para não haver penalidade de tempo.

3.2 – Infantil– 
Todas as categorias possuem uma subcategoria denominada “Infantil” que se difere somente para fins de premiação.
Participam nessa subcategoria todos os cosplayers de até 11(onze) anos de idade COMPLETOS.
Esta subcategoria tem Classificação Única (para ambos os sexos), com premiação até o 3º (terceiro) lugar. 
 premiados o 1 ao 3 lugar com medalhas. Abaixo de 5 inscritos será premiado somente o 1´lugar


4 – Apresentação
4.1 – As apresentações se darão em horário a ser definido, conforme programação do evento.
4.2 – Os cosplayers DEVEM chegar prontos e preparados no local de apresentação com TRINTA MINUTOS de antecedência do horário estabelecido para a apresentação.
4.3 – Os cosplayers devem estar atentos para a ordem de chamada para a apresentação, que será definida pela organização do evento.
4.4 – Cada cosplayer da categoria Individual terá no Maximo. 1 (hum) minuto .de apresentação, devendo durante esse tempo representar o personagem.
4.4.1 – O controle do tempo de apresentação individual será feito por um membro da equipe do Palco do evento, que sinalizará ao cosplayer com uma bandeira AMARELA quando faltarem 15 segundos para o final do tempo-limite. Ao acabar o tempo determinado de 1 minuto, será feita nova sinalização com uma bandeira VERMELHA, quando o cosplayer terá uma tolerância de 5 (cinco) SEGUNDOS para encerrar sua apresentação. Caso este tempo seja ultrapassado, o cosplayer será desclassificado.
4.4.2 - As apresentações da categoria desfile não poderão ultrapassar 20 (vinte) segundos.
4.4.3 – As apresentações em grupos não podem ultrapassar 3 (três) minutos. As formas de controle, sinalização e penalidade serão as mesmas usadas para as categorias individuais.
4.5 – O cosplayer das categorias Individual e Grupo, poderá, se desejar, usar musica de fundo ou efeitos sonoros para a sua apresentação, devendo para isso levar um 
PENDRIVE com apenas a musica ou trilha a ser usada. Não serão aceitas mídias com múltiplas musicas ou trilhas. O PENDRIVE deverá ser levado no ato da inscrição para que seja testado antes da apresentação para ver a sua compatibilidade com o equipamento de som. A categoria Desfile será conduzida com uma musica escolhida pela produção do evento.
4.6 – Durante a sua apresentação, o cosplayer é inteiramente responsável pelo que acontecer no palco. Equipamentos danificados ou demais conseqüências de suas atitudes serão de sua inteira responsabilidade. Prejuízos no equipamento da Animecon Promoções e Eventos Ltda. serão cobrados.
4.7 – É permitido ao cosplayer dirigir a palavra aos espectadores como um todo, desde que isso não seja em linguajar ofensivo, contenha palavras de baixo calão. É proibido também xingar, caluniar, insultar ou caçoar qualquer pessoa, entidade, empresa ou clube durante a apresentação. 
Os cosplayers que estiverem usando deste artificio, além de

serem expulsos do evento terão seus cadastros bloqueados para participar de nossos concursos durante 1 ANO.
4.8 – Não é permitido atirar objetos ou qualquer material (ex; água, talco, doces, espuma, glitter, cadeiras, etc) para ou contra os espectadores e/ou juízes. O cosplayer pode usar esses recursos limitando–se ao espaço do palco.
4.9 – Não é permitida a montagem de cenários para a Categoria Individual Tradicional, Infantil e Especial. Entretanto, cenários que já estejam previamente montados (Que já "subam para o palco" montados) e que não necessitem de desmontagem no palco, podem ser usados.
4.10 – É permitido o uso de “assistentes” (pessoas segurando cartazes, por exemplo) para as apresentações individuais ou em Grupo. porem o tempo de permanência do assistente deverá ser contabilizado no tempo estabelecido para o cosplayer, para categoria 
Individual: 1 minuto, Grupo: 3 minutos e Grupo Livre: 2 minutos. A quantidade de assistentes é limitada a somente 2 pessoas no máximo.
4.11 – É proibida a interação fisica entre o cosplayer e seu assistente.
4.12 – É proibido o uso de animais e material pirotécnico (por exemplo: fogos de artifício), nas apresentações.
4.13 – As apresentações em grupo sequem as mesmas regras de conduta dos itens 4.5 a 4.9, e 4.11.
4.14 - É PROÍBIDA a divulgação de sites,empresas, produtos ou recados pessoais feita por meio palavras, faixas e ou banners no palco. O cosplayer que estiver fazendo isso terá seus banners ou faixas confiscados antes de sua apresentação e caso ela se realize terá seu nome cadastrado em nossa lista negra onde será proíbido seu acesso ao palco em todos os eventos realizados pela Animecon Promoções e Eventos. É proibída tambem a apresentação de cosplayers vestidos como staffs do evento Anime Festival e ou outros eventos.
o evento ainda cobrará uma multa de R$ 200,00 caso a pessoa faça uma apresentação com declarações de amor, ou mensagens para amigos ou etc, e de R$ 500 a R$ 2.000,00 caso seja exposição de algum produto e ou serviço.Em ambos os casos a pessoa terá seu nome colocado em nossa lista negra e não poderá mais se apresentar em nossos eventos.
4.15 - Será permitida a utilização de réplicas de armas de madeira, papel, resina, plástico. Não é permitido o uso de réplicas de armas de metais e vidro.


5 – Premiação.
5.1 – A Animecon Promoções e Eventos Ltda. se compromete a premiar os vencedores de cada categoria com Medalhas. Outros prêmios serão dados por conta de eventuais patrocinadores do Concurso de Cosplay, quando e se houverem.
5.2 – A premiação para todas as categorias se dará no ultimo dia do evento. Consulte a programação para saber o horário.

Premiação Edição 2017 Party

Desfile

1´Lugar - Trofeu

2´Lugar - Medalha

3´Lugar - Medalha

 

Individual Tradicional

1´Lugar - Kit Piticas

2´Lugar - Kit Piticas

3´Lugar - Kit Piticas

6 – Desclassificação.
6.1 – O não preenchimento da Ficha de Inscrição ou preenchimento incompleto/incorreto acarretará na desclassificação imediata do concorrente.
6.2 – Uma mesma fantasia NÃO PODE ser emprestada ou Vendida para outra pessoa concorrer. Caso isso ocorra, estará desclassificado tanto quem usou como quem emprestou a fantasia. Por exemplo, se o vencedor do primeiro lugar vender sua fantasia para outra pessoa concorrer meses depois, constatada sua fidelidade com a roupa vencedora a pessoa será desclassificada e impedida de concorrer nos eventos seguintes.
6.3 – O não cumprimento das regras aqui descritas ou observadas neste documento, sujeita o cosplayer à desclassificação.
7 – Julgamento e Notas.
7.1 – Os cosplayers e suas fantasias serão julgadas por um grupo de TRÊS juízes, escolhidos pela organização do evento. Serão Julgadas FANTASIA e INTERPRETAÇÃO
7.2 – As notas dadas pelos juízes terão valor de 0 a 100 pontos sem fracionamentos.
7.3 – As notas dadas pelos TRÊS juízes serão somadas e o resultado é a nota final do cosplayer/grupo no concurso.
7.4 – As notas por FANTASIA serão dadas pelos dois juízes encarregados antes do cosplayer subir ao palco para sua apresentação, seguindo os seguintes critérios:
7.4.1 – FIDELIDADE DA FANTASIA do cosplayer em relação ao personagem. Ou seja, quanto mais similares e bem cuidados forem os DETALHES da fantasia, maior será a nota.
7.5 – As notas por INTERPRETAÇÃO serão dadas pelos dois juízes encarregados durante a apresentação do cosplayer no palco, seguindo os seguintes critérios:
7.5.1 – DESENVOLTURA do cosplayer, ou seja, sua desinibição e espontaneidade durante a apresentação.
7.5.2 – ORIGINALIDADE do cosplayer, ou seja, a sua criatividade em usar idéias/recursos para enriquecer e tornar interessante sua apresentação.
7.6 - As notas dadas para a categoria Desfile serão apenas as de Fidelidade da Fantasia e Originalidade.

7.7 – Os vencedores serão anunciados no último dia do evento, independente do dia da apresentação do cosplay/grupo vencedor.

7.8 – Caso um cosplayer tenha se apresentado com mais de uma fantasia durante o evento, e consiga ficar classificado em mais de uma das três primeiras posições, será contada apenas a fantasia/apresentação de nota final mais alta, sendo as demais desconsideradas. No caso de um cosplayer individual vencer em sua categoria, e também vencer junto com um grupo, o resultado do grupo não será influenciado.
7.9 - Em caso de ausência do vencedor na hora da premiação, o prêmio/troféu/medalha/certificado será enviado pelo correio ao mesmo.

7.10 - Haverá uma pontuação de bônus se o Cosplayer entregar na hora da inscrição, referencias impressas de seu cosplay, a bonificação a ser somada na nota será de 10 pontos a serem somados a nota final já calculada dos juizes, exemplo:

Nota 1: 80 - Nota 2: 70 - Nota 3: 85 = 80+70+85= 235 + 10 de bonus = 245 pontos
8 – Todos os cosplayers participantes cedem sua imagem para publicações e divulgação nos eventos da Animecon Promoções e Eventos Ltda.
9 – O preenchimento da ficha de inscrição atesta que o inscrito está ciente e de acordo com as regras aqui dispostas.
10 – Casos não previstos nestes regulamentos serão decididos à parte pela direção da Animecon Promoções e Eventos Ltda., cabendo a eles decisão final e incontestável sobre qualquer caso que fuja as regras acima dispostas.